Boas vindas

Seja bem-vindo!

Questões do Arrebatamento (Parte 1): A Rapidez do Evento

A RAPIDEZ DO ARREBATAMENTO
Por: Renato Teixeira.
Análise de 1ª Coríntios 15.51, 52 e 1ª Tessalonicenses 4.16, 17 sobre a RAPIDEZ do Arrebatamento.



Quando ocorrer o Arrebatamento será possível acompanha-lo? Colocando de outra maneira: quando os cristãos escolhidos (tanto ressuscitados quanto vivos da ocasião) forem arrebatados será possível aos que não participarem presenciar esse acontecimento? Ou seja, os que forem “deixados” verão aqueles que serão “levados” subindo para o Céu?

É o que consideraremos a seguir.


AVALIAÇÃO DE 1ª CORÍNTIOS 15.51, 52:

“Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós [os vivos] seremos transformados.”

(ARA - Almeida Revista e Atualizada)


Então, de acordo com esses versos:

1) todos” (tanto os salvos que já morreram quanto aqueles que estiverem vivos na ocasião desse evento) serão “transformados”.

2) essa “transformação” será “num momento, num abrir e fechar de olhos”.

3) essa “transformação” se dará “ao som da última trombeta”.

Observação: nesse mesmo verso é dito que quando a “última trombeta soar” os “mortos” já ressuscitarão “incorruptíveis”.



Bem, nestes versos de 1ª Coríntios 15.51, 52 temos os seguintes elementos que também estão presentes em 1ª Tessalonicenses 4.16, 17: “MORTOS”, “RESSURREIÇÃO”, “VIVOS” e “TROMBETA”.



AVALIAÇÃO DE 1ª TESSALONICENSES 4.16, 17:  

“Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.”

(ARA - Almeida Revista e Atualizada)


 Bem, de acordo com esses versos:


1)ao som” de “TROMBETA” Jesus “descerá do céu”.

2) Logo em seguida “os que morreram em Cristo RESSUSCITARÃO primeiro”.

3) E, por fim, tanto os ressuscitados quanto os “VIVOS” (ou cristãos “vivos” na ocasião desse evento), serão “arrebatados” (subitamente levados ou arrancados) da Terra.

Observação: é interessante que apesar de ser dito que “ao som da trombeta” Jesus entãoDESCERÁ do céu”, também é declarado que os arrebatados serão reunidos “nas nuvens, ao ENCONTRO do Senhor NOS ARES”. 


Ou seja, Jesus, curiosamente DESCE e PÁRA nas nuvens (ou: na altura das nuvens) e ALI recebe os arrebatados.





O PARALELO ENTRE AS DUAS REFERÊNCIAS 

Está claro que ambas as referências (1ª Coríntios 15.51, 52 e 1ª Tessalonicenses 4.16, 17) ESTÃO RETRATANDO O MESMO EVENTO.



A diferença é que enquanto uma se foca na transformação (tanto dos ressuscitados, quanto dos vivos da ocasião), já a outra se concentra nas etapas que caracterizarão esse momento (ou seja: 1. toca a trombeta, 2. Jesus desce ATÉ à altura das nuvens, 3. ressurreição, e 4. arrebatamento).


Sendo assim, levemos em conta a seguinte reflexão:



Seria a “Trombeta” de 1ª Tessalonicenses 4.16, 17 
a mesma “Trombeta” de 1ª Coríntios 15.51, 52?



Se a resposta for “SIM”, então a “ressurreição”, a “transformação” e o “arrebatamento” OCORRERÃO AO MESMO TEMPO.


Sendo assim, o Arrebatamento TAMBÉM ocorrenum abrir e fechar de olhos”. E se não será possível acompanhar (visualmente), devido a rapidez, qual seria a sensação para aqueles que ficam na ocasião desse evento? Como julgar os que ficam de expressar ou ter em mente a ideia de “desaparecimento”. 

Evento esse que, quando ocorrer,...

“estarão dois numa cama; um será TOMADO, e outro será deixado. Duas estarão juntas, moendo; uma será TOMADA, e outra será deixada. Dois estarão no campo; um será TOMADO, e o outro será deixado” (Mateus 24.40, 41; Lucas 17.34-36).


Note que ESTAMOS DIANTE DE UM SUBTO E REPENTINO levar de pessoas (levando-se em conta apenas os vivos). Pessoas essas que “num momento” estavam aqui (na Terra) e, então, são “tomadas” (arrebatadas) num abrir e fechar de olhos”.


Diante desse quadro, QUE SURGE DA ANÁLISE COMPARATIVA DE PELO MENOS DUAS PASSAGENS claramente complementares, como não ter em mente palavras como “DESAPARECIMENTO” para expressar tamanha rapidez no qual se dará tal “arrebatamento” ou elevação de milhares, milhões ou bilhões de pessoas deste planeta?


PORTANTO: O ARREBATAMENTO EM SI NÃO PODERÁ SER VISUALIZADO OU TESTEMUNHADO POR AQUELES QUE FICAREM, DEVIDO À RAPIDEZ COM QUE SE DARÁ. Pois, quando duas pessoas estiverem juntas e uma for tomada num abrir e fechar de olhos, a ideia mais próxima que a pessoa deixada” poderá ter de imediato é que a outradesapareceu”.



Agora, existe outra questão relacionada com o tema:


A RAPIDEZ DO ARREBATAMENTO SIGNIFICA
QUE JESUS NÃO SERÁ VISTO NESSA OCASIÃO?


É o que consideraremos na Parte 2.

3 comentários:

  1. NAO VOAREMOS SUMIREMOS ,NAO SERA SECREO E SIM RAPIDO AO PONTO DE ENDOIDAR OS Q FICAREM RSRSRS,EITAH COMO É TREMENDO ESTE JESUS!!!

    ResponderExcluir
  2. esse ensino teológico é novinho novinho, tem 200 anos. Voltemos ao principio sem essa contaminaçao de DEIXADOS PARA TRAS 1, 2 e 3 que está no cinema e esse ano hollywood lançará outro TOP com Nikolas Cage. Tente entender o que Paulo escreve sem essa teologia de 200 anos que a maioria abraçou e volte a ler Mateus, grifando ponto a ponto o que o messias diz. Depois se entenderá Paulo nas cartas

    ResponderExcluir
  3. ARREBATAMENTO SECRETO E A QUALQUER MOMENTO?

    Quando a Arca foi levantada pelas águas do Dilúvio, por acaso isto foi secreto para o povo que vivia nas proximidades da Arca?
    “E, como foi nos dias de Noé, ASSIM SERÁ TAMBÉM A VINDA DO FILHO DO HOMEM”. Mat. 24:37.
    Quando o povo de Deus saiu do Egito, por acaso isto foi também secreto para os egípcios? (Exo. 12:36).

    Outra coisa, meu caro autor deste post. O arrebatamento da Igreja não ocorrerá A QUALQUER MOMENTO, como você interpretou pelas metades; aprenda a interpretar o verso inteiro.
    1Cor. 15:
    51 Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;
    52 NUM MOMENTO, num abrir e fechar de olhos, ANTE (nos dias) A ÚLTIMA TROMBETA; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados”.

    O apóstolo Paulo, não colocou o momento do arrebatamento, como vocês pré-tribulacionista tem torcido as Escrituras, afirmando que ele ocorrerá “A QUALQUER MOMENTO”; Antes colocou esse “MOMENTO SUJEITO A UMA CRONOLOGIA”: Nos dias, em presença, no tempo (ANTE A ÚLTIMA - SÉTIMA TROMBETA), e não antes da última trombeta; o que confere também, com os sinais tribulacionais, mostrados por Jesus em Mateus 24, principalmente os períodos da besta e do anticristo, antes da vinda do Senhor e do arrebatamento (2 Tes. 2:1 a 4).

    Agora, meu caro, leia Apocalipse 8 a seguir, e conte os tempos das seis trombetas, que tocarão antes, da sétima e última trombeta, a dos dias do arrebatamento...
    “Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, SE CUMPRIRÁ O SEGREDO DE DEUS, como anunciou aos profetas seus servos”. Apoc. 10:7.

    É claro que o arrebatamento será pós-tribulacionista!!! - E-mail: Jaime.ap@hotmail.com

    ResponderExcluir