Boas vindas

Seja bem-vindo!

quinta-feira, 4 de julho de 2013

DECIFRANDO O LIVRO DE APOCALIPSE

_______________________________________

NOVIDADE:

APOCALIPSE DECODIFICADO
(por Renato Teixeira)


O ENIGMA DOS GAFANHOTOS



Essa passagem de Apocalipse 9.1-12 não pode ser devidamente entendida se for isolada da série de eventos (acontecimentos) que já vem se desenvolvendo desde os Selos e das primeiras quatro Trombetas (Apocalipse capítulos 6 e 8). Portanto, para começarmos a ter uma ideia do que João está tentando passar aqui será necessário levar em consideração o contexto desta passagem (que neste caso são os capítulos 6, 7 e 8). Vejamos porque:




PISTA Nº 1: ENTENDENDO O CONTEXTO DA PASSAGEM


Como já temos visto nos estudos 13, 14, 15 e 18, quando o Segundo Selo for aberto a Falsa Paz Mundial será rompida quando a Rússia (Gogue e seus aliados) acatarem Israel, dando início a uma Grande Guerra que vai liberar uma série de calamidades sobre as nações: Crise Econômica seguida de grande Mortandade decorrente da Guerra, Fome, Pestes (vírus e/ou doenças) e outras causas (Apocalipse 6.1-11; Mateus 24.6-9). O Sexto Selo descreve parte do impacto e assombro que o mundo vai sentir quando a Rússia, seus exércitos e certos países forem bombardeados com bombas atômicas (Apocalipse 6.12-17).


Após um breve intervalo (cerca de “meia hora de silêncio”) parte do mundo começa sofrer outros efeitos do uso de armas atômicas: Trombetas 1, 2, 3 e 4 (Apocalipse 8.1-12). Veja o estudo de Nº 18.

Portanto, o contexto dos capítulos 6 e 8 (dos Selos e das Trombetas 1, 2, 3 e 4) revelam um cenário de devastação provocado por conflitos militares. Ou seja: GUERRA. E mais que isso: Guerra Nuclear!


PISTA Nº 2: O CONTEXTO
IMEDIATO DO CONFLITO


Apesar dessa guerra envolver todo o mundo, devido aos efeitos que ela produzirá (como crise econômica global e os efeitos potentes e mortíferos de armas nucleares), existe um porém: o fato de que os tais efeitos terão maior impacto na região diretamente envolvida no conflito (que é o Oriente Médio - onde se localiza a nação de Israel).

Por exemplo, a grande evidência de que os tais gafanhotos atuarão em Israel está indicado em Apocalipse 9.4, que diz:

“E foi-lhes dito [aos “gafanhotos”] que não fizessem dano à erva da terra, nem a verdura alguma, nem a árvore alguma, mas somente aos homens que não tem nas suas testas o selo de Deus”.

E de acordo com Apocalipse 7.1-8, essas pessoas “seladas na testa” são os 144.000 (cento e quarenta e quatro mil) israelitas. Portanto, vemos novamente o Livro de Apocalipse focalizando a nação de Israel (no Oriente Médio) diretamente envolvida nos conflitos da Grande Guerra que terá início após a Falsa Paz Mundial. Veja a explicação sobre isto nos estudos de Nº 13, 15 e 16.

Agora, se os tais “gafanhotos”  atacarão somente aos homens que não tem nas suas testas o selo de Deus” - então significa que tais pessoas não fazem parte dos 144.000. E mais do que isso: esses “gafanhotos” atuarão em Israel (onde se encontrarão os 144.000 israelitas na ocasião do ataque realizado por tais “coisas medonhas”).


Vejamos, então, o que poderiam ser tais “gafanhotos” dentro do contexto (ou cenário) de uma guerra nos dias atuais.



PISTA Nº 3: O CENÁRIO NO QUAL SURGEM OS GAFANHOTOS



“... e vi uma estrela que do céu caiu na terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo. E abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço, como a fumaça de uma grande fornalha, e com a fumaça do poço escureceu-se o sol e o ar” (Apocalipse 9.1)


A cena e os elementos encontrados neste verso apresentam semelhança com o cenário de um ataque sobre um local ou região petrolífera:


A APARÊNCIA DOS "GAFANHOTOS"
NO CONTEXTO DE UM CENÁRIO MILITAR E TECNOLÓGICO



 “... o parecer dos gafanhotos era semelhante ao de cavalos aparelhados para a guerra; e sobre as suas cabeças havia umas como [coisas] como coroas semelhantes ao ouro [ou seja: reluzentes, brilhante]; e os seus rostos eram como rostos de homens. Tinham cabelos como cabelos de mulheres, e os seus dentes eram como de leões. E tinham couraças como couraças de ferro; e o ruído das suas asas era como o ruído de carros, quando muitos cavalos correm ao combate. Tinham caudas semelhantes às dos escorpiões, e aguilhões [ferros] nas suas caudas...” (Apocalipse 9.7-10).

Vamos relembrar que do 6ª Selo até a 5ª Trombeta, o cenário das calamidades é o resultado de uma guerra que assombra o mundo com efeitos colaterais e danos sobre a natureza e os homens. E tais “efeitos colaterais” são hoje de possível compreensão por causa do uso de armas tecnológicas (como armas atômicas ou nucleares). Ou seja, devido ao avanço científico.

Aliás, a própria Bíblia diz que um dos indicadores (ou “sinais”) do “Tempo do Fim” seria o avanço na área científica (Leia Daniel 12.4).  Sendo assim, estar atento aos avanços na área científica é importante para a compreensão de parte da Bíblia e, também, da profecia bíblica.

Confira a página 4 do estudo Nº 1, onde está dito que um dos requisitos ou condição necessária para entender o Livro do Apocalipse é: estar atento aos acontecimentos, como mudanças sociais, políticas, econômicas e avanços tecnológicos (ou seja: científicos).


Vejamos, então, como esse conhecimento ajudará (em parte) na compreensão sobre esses tais “gafanhotos”.


OS "GAFANHOTOS" VEM DA FUMAÇA



E da fumaça vieram gafanhotos sobre a terra...” (Apocalipse 9.1 - 3)






COMO "CAVALOS" APARELHADOS


“... o parecer dos gafanhotos era semelhante ao de cavalos aparelhados para a guerra...” (Apocalipse 9.7).


Ou seja, havia algo nesses “gafanhotos” que lembrava “cavalos aparelhados para a guerra”. Vejamos:





Pois assim como um cavalo selado e carregado para uma viagem (como em épocas de guerra nos tempos antigos), esses “gafanhotos” que surgem, justamente em meio a um cenário de guerra, estarão “aparelhados” como “cavalos... para a guerra”. E como podemos notar, mais um vez o helicóptero de combate do tipo Apache preenche muito bem essa descrição feita pelo apóstolo João.


CORO, ROSTO DE HOMEM, CABELOS DE MULHER, DENTES DE LEÃO E CAUDA DE ESCORPIÃO

“... sobre as suas cabeças havia umas como [coisas] como coroas semelhantes ao ouro [ou seja: reluzentes, brilhante]; e os seus rostos eram como rostos de homens. Tinham cabelos como cabelos de mulheres, e os seus dentes eram como de leões... E caudas semelhantes às dos escorpiões” (Apocalipse 9.7, 8).




COURAÇA DE FERRO E RUÍDO


“... tinham couraças como couraças de ferro; e o ruído das suas asas era como o ruído de carros, quando muitos cavalos correm ao combate” (Apocalipse 9.9)

· COURAÇA DE FERRO: O dicionário define (explica) “couraça” assim: “armadura de couro ou de metal destinada a proteger as costas e o peito... chapa de aço especial, de maior espessura que o chapeamento do casco, usada para proteger os órgãos vitais dos navios de combate de maior porte” (Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa). É por isso que navios de guerra também são chamados de “encouraçado”. Portanto, o que apóstolo João está procurando descrever é que os tais “gafanhotos” são blindados (cobertos ou revestidos) por ferro. O que contribui ainda mais para confirmar que ele estava procurando descrever veículos ou máquinas de combate.
· RUÍDO DA SUAS ASAS: Isto é outro detalhe impressionante. Pois o ruído (ou seja, o barulho) produzido pelo helicóptero Apache vem tanto da rotação (movimento giratório) das hélices (que João descreve como “cabelos de mulheres”), quanto (também) do motor que fica posicionado entre o que seriam as “asas” desse tipo de helicóptero. E o “ruído” de apenas um Apache é de fato estrondoso (barulhento). Logo, o de vários é ainda mais. Eis a razão de João comparar com “ruído de carros, quando muitos cavalos correm ao combate”.


ELES RECEBEM
ORDEM DE COMANDO


“... foi-lhes dito que não fizessem dano à erva da terra, nem a verdura alguma, nem a árvore alguma, mas somente aos homens... E tinham sobre si rei [liderança], o anjo do abismo...” (Apocalipse 9.4, 11).

Os gafanhotos não possuem liderança. Mas, estes “gafanhotos” metálicos agem sob voz de comando (ou seja, eles possuem um líder). Veremos isto no estudo de Nº 20



(Extraído das Anotações e Palestras de Renato Teixeira, sobre o Livro de Apocalipse)



Continua na Parte 3

(Em breve)


imprima o prospecto do tema acima e
distribua para alertar outras pessoas:



GLOBALIZAÇÃO: O ENGANO MORTAL


LADO A




Veja ainda as publicações do blog


e os vídeos em nosso canal no youtube:

otanery1

12 comentários:

  1. A Paz irmao!você poderia contactar-me? ingridcoelho02@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A Paz do Senhor Jesus, irmã. Desculpe a demora em retornar.
      Do que se trata?

      Excluir
  2. Eu jà tentei diversas vezes lhe deixar um recado,ou entrar em contato por e-mail,porém nao achei nenhum icone "contatos".Preciso te fazer um convite.Entra em contato comigo.Nao sou espiä nao (rsrsrs...),no entanto faço parte do serviço de inteligência de Cristo!SHALOM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou estudando a bíblia. Como faço pra filiar a esse grupo?

      Excluir
  3. A imaginação do homem pode fazê-lo delirar! Cuidado, as coisas são mais simples do que parecem.
    Pra que viajar tanto? Será que quando o dia chegar (e olha que muitas coisas já estão acontecendo a nossa volta) as armas, os veículos, os soldados serão assim como nas ilustrações?
    Será que tudo isso pode fazer frente a Deus? será que o contexto e a mensagem não são mais práticos e simples?

    ResponderExcluir
  4. Convido a participar do novo Agregador Blogospel, onde reunimos blogs evangélicos, com os melhores conteúdos gospel e relevantes para o povo de Deus.
    Aumente o tráfego do seu blog. Não precisa cadastrar, é rápido e prático! Apenas seja parceiro colocando nosso banner na sua página e pronto, já pode enviar seus links.
    Acesse e conheça: http://semeandojesuscristo.blogspot.com.br
    Sua parceria é muito importante.
    Junte-se a nós!
    Graça e paz!

    ResponderExcluir
  5. Uma boa tese, mas em apocalipse diz que os gafanhotos ferirao as pessoas com a cauda, e isso as atormentara por meses, mas nao matara, pois a morte fugira delas, nenhum helicoptero tem a cauda para ferir, entao nao bate com sua comparaçao! Simples!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, não pude deixar de ler seu comentário, na minha visão, como apenas um curioso do assunto, quando em apocalipse diz " ferirao os homens com a cauda" é porque os helicópteros mais modernos de guerra além de ter metralhadora nas asas e na parte de baixo, também tem na cauda algumas metralhadoras.e essa lei marcial seguirá por "5" meses. Não leve a biblia ao sentido literal.Deus é Deus é essa visão do apocalipse é sim nos alertando dos finais do tempo, do sionismo global,a ganância,os banqueiros,os conflitos,os falsos profetas e por último o Anti Cristo virá alegando falsa paz mundial e a destruição das fronteiras e realizando a nova ordem mundial que é a época de trevas e o reinado de satanás.
      " Conhecereis a verdade é a verdade vos libertará"
      Fico com Deus meu Irmão.

      Excluir
  6. querido amigo

    Recomendo URGENTE a leitura do livro "O Grande Conflito". Consiga um o mais rápido que puder...

    abrç

    ResponderExcluir